No Dia Mundial da Hipertensão, SSDPFRJ alerta para cuidados preventivos e controle da doença

18 de maio de 2022

Ontem, terça-feira, 17 de maio, foi o Dia Mundial da Hipertensão, uma doença que mata mais de dez milhões de pessoas por ano no mundo e no Brasil atinge cerca de 30% da população, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. A pressão alta ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. É uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada.

No Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, criado na primeira Gestão do atual presidente Luiz Carlos Cavalcante, os sindicalizados podem se consultar gratuitamente tanto com o médico do trabalho Elcio de Carvalho quanto com a nutricionista Vivianne Machado. Ambos podem atuar conjuntamente na prevenção ou tratamento da pressão alta. As ações vão desde recomendação de hábitos de vida saudáveis até prescrição de medicação.

Segundo o médico do SSDPFRJ, Elcio de Carvalho, o diagnóstico da hipertensão é realizado através da medida da pressão arterial feita por profissionais de saúde através de aparelhos validados. Deve ser feita regularmente, pelo menos uma vez ao ano.

“Controlando a pressão é possível evitar as principais complicações da hipertensão que são infarto, AVC e falência renal”, explica o médico.

Alguns fatores de risco não são modificáveis como envelhecimento e predisposição genética. No entanto, há os que podem ser modificados e estão relacionados a um estilo de vida saudável como alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos.

“Manter o peso ideal, reduzir o consumo de sal e temperos prontos preferindo alimentos naturais, não fumar, controlar o estresse e evitar bebidas alcoólicas em excesso são medidas que ajudam a controlar a pressão”, recomenda o médico.

Para marcar sua consulta no Núcleo de Atenção à Saúde, basta ligar no tel (21) 2203-5200. Falar com Daniela.

Notícias