Ministério do Planejamento apresenta proposta e frustra categoria dos Policiais Federais

22 de dezembro de 2015

Foi realizada hoje (22/12) uma reunião por vídeo conferência entre a direção da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e os 27 Presidentes dos Sindicatos estaduais. Na ocasião, foi apresentada a proposta salarial do Governo para a categoria dos Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, feita via Ministério do Planejamento, e que foi considerada pífia pela direção da Fenapef e por outras entidades representativas de servidores do DPF.

De acordo com o Presidente Jones Leal, o Ministério do Planejamento ofereceu o percentual de 27,9% divididos em quatro anos (2016, 2017, 2018 e 2019), percentual que não repõe nem a inflação prevista para o período futuro, e não traz qualquer reposição pelo período passado. Ainda segundo Leal, delegados, peritos, PRF, e auditores da Receita já rejeitaram a proposta, e preferiram continuar negociando, vez que o prazo para a sanção da LDO é 08/01/2016, e, mesmo após isso, é possível a apresentação de outro percentual via PLN.

A Federação orientou os sindicatos a não submeter essa proposta à base sindical neste momento, pois de forma inédita, há costura conjunta de bastidores entre APCF, ADPF, FENAPEF, DG e MJ pelo reajuste linear de R$ 3.000,00 para todos os cargos, mais o percentual de 21,3%. O MPOG acrescentou que se a decisão dos R$3.000,00 lineares vier dos escalões superiores o Ministério dará cumprimento.

Independente de aceite ou recusa da proposta os valores dos auxílios creche, alimentação e saúde, serão reajustados no mês de janeiro de 2016.Com relação à verdadeira reestruturação com a regulamentação das atribuições dos Cargos, o MPOG informou que serão objeto de Medida Provisória após a finalização do reajuste salarial. A Fenapef irá elaborar uma nova nota de esclarecimento e encaminhará aos Sindicatos para envio às suas bases sindicais.

Nota FENAPEF 22-12-2015

Notícias