Ministério da Justiça promove Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas

17 de junho de 2021

A coleta de material genético de familiares de pessoas desaparecidas começou nesta segunda-feira (14/06) e vai até a próxima sexta-feira (18/06). A campanha é uma iniciativa do Ministério da Justiça integrado com a Polícia Federal e ocorre em todos os Estados do Brasil.

Familiares podem doar material genético, ou entregar um item de uso da pessoa desaparecida. São 230 postos de coleta de DNA em todo o Brasil. O material é coletado de forma gratuita e será cruzado com um banco de dados de restos mortais de pessoas ainda não identificadas. A Campanha também visa encontrar pessoa vivas e, caso isso aconteça, os familiares serão informados imediatamente.

Para maior efetividade do cruzamento de dados, a recomendação é que os familiares de primeiro grau se apresentem para a coleta, seguindo a ordem de preferência: pai, mãe, filhos e irmãos. Um Levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) revelou que, no Estado do Rio, foram registrados o desaparecimento de 1.281 pessoas no primeiro quadrimestre de 2021.

Maiores informações sobre a coleta de matéria no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública:  https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/desaparecidos/enderecos#rj

Notícias