Metrópoles vence III Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

22 de novembro de 2019

A entrega do III Prêmio Policiais Federais de Jornalismo foi o desfecho da semana de debates, discussões e comemoração pelo Dia do Policial Federal, celebrado em 16 de novembro. O portal Metrópoles, de Brasília, foi o grande vencedor. Com a série de reportagens “Quando a Polícia Adoece”, o jornalista Saulo Araújo conquistou o prêmio máximo. Também é dele a reportagem vencedora da categoria WebJornalismo: “Carros fortes, homens indefesos”.

Na categoria impresso, o vencedor foi Carlos Eduardo Pereira Freitas, do Diário do Nordeste, com “Entre o dever e o crime”. O prêmio de melhor fotografia ficou com Fernando Madeira, da Gazeta do Espírito Santo.

Daniel Paulino Mota, da TV Record, venceu a categoria Televisão com a reportagem “Brasileiros traficados e escravizados em garimpos clandestinos da Guiana Francesa”. Na categoria Rádio, o agraciado foi Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha, com “Lula: dos palácios à prisão”.

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, disse que o prêmio já está marcado no calendário do jornalismo de Brasília. “É uma forma de tirar toda a superficialidade do papel da segurança pública e as compreensões equivocadas do que é o papel do policial federal”, disse. Ele acrescentou que os jornalistas estão cada vez mais interessados em mostrar a realidade do universo policial. “São parceiros que nós fazemos e que nos ajudam a divulgar nosso trabalho”, conclui.

Durante a cerimônia, parlamentares que contribuem na luta pelas bandeiras da categoria e representam os policiais federais no Congresso Nacional foram homenageados. São eles o senador Marcos do Val (Podemos -ES) e os deputados Hugo Leal (PSD-RJ), Léo Moraes (Podemos- RJ), Alan Rick (DEM- AC), Ubiratan Sanderson (PSL-RS) e Aluísio Mendes (PSC-MA).

Policiais federais que atuaram na tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho também receberam homenagens.

 

Sobre a Fenapef

Fundada em agosto de 1990, a Fenapef é a maior entidade representativa da Polícia Federal (PF), com mais de 14 mil filiados. Além de defender e representar os servidores da PF, a federação também atua como agente transformador nas políticas de Segurança Pública.

 

Dentre as principais áreas de atuação da Federação Nacional dos Policiais Federais, destacam-se a defesa irrestrita dos filiados e a luta por uma segurança pública moderna e eficiente.

 

Notícias