Sindicato realiza palestra antiestresse

28 de maio de 2014

 

Palestra Antiestresse ocorreu no auditório da sede do Sindicato
Palestra Antiestresse ocorreu no auditório da sede do Sindicato

 

Como o primeiro de muitos outros projetos que pretende realizar, o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ) recebeu nesta quarta, 28, a palestra ‘Antiestresse’ com a psicóloga Janice Valentim. Durante o diálogo foi possível associar inúmeras situações rotineiras, seja no ambiente profissional ou pessoal, com a existência do estresse.

A psicóloga destacou que uma pessoa estressada pode tender a adotar uma rotina metódica, sem qualquer novidade. Ela alertou ainda para as doenças que podem ser desencadeadas quando existe um quadro elevado de estresse.

“Já se sabe que o estresse pode aumentar a pressão sanguínea, estreitar as artérias, inibir o sistema imunológico, elevar o risco de diabetes, depressão, Alzheimer e, em alguns casos, pode causar falta de libido e até impotência. Além disso, estudos recentes mostram que o estresse contínuo também afeta regiões do cérebro, reduzindo as atividades envolvidas no comportamento direcionado a uma meta”, ressaltou.

Os policiais presentes também interagiram na palestra dando exemplos, debatendo e dividindo opiniões e experiências.

No final, a especialista aplicou um questionário que aponta o nível de estresse das pessoas. O teste está disponível na sede do Sindicato. Descubra o seu resultado!

Currículo – Janice Valentim é psicóloga graduada pela PUC/RS e pós-graduada em psicologia do trabalho pela FGV-RJ. É especialista em psicologia clínica, supervisão e administração educacional. A psicóloga ainda é formada em coaching pelo Certified Personal and Executive Coach Integrated (ICI) e tem curso de Mediação Cognitiva – Formação no Programa de Enriquecimento Instrumental pelo ICELP, de Israel.

Notícias