Escrivão da PF lotado no Ceará integra equipe que desenvolve vacina promissora contra Coronavírus

1 de fevereiro de 2022

Um imunizante contra o Coronavírus a baixo custo, intranasal e seguro para humanos pode muito em breve ganhar o mundo pelas mãos de uma equipe integrada pelo escrivão da PF e doutor em Biotecnologia da Saúde, Ney Almeida, lotado no Ceará. O SSDPFRJ conversou com o pesquisador e veterinário sobre seus estudos que começaram a partir da sua experiência em virologia animal.

“Tentei associar uma vacina aviária com um possível imunizante para o Covid-19, inicialmente, devido aos sintomas semelhantes entre as aves e os humanos e a segurança dessa vacina para humanos, já que eles manipulavam-na, respiravam o vírus e nada acontecia a eles. A 2H120 (nome que recebeu o imunizante desenvolvido) é simplesmente o vírus vacinal das aves sendo empregado em humanos”, resume o escrivão.

O pesquisador revela que os humanos que manuseavam a vacina para aves, descoberta na década de 50, tiveram detectados anticorpos contra o Coronavírus aviário. “São mais de 60 anos de não relatos de enfermidade em humanos provocado pela vacina ou vírus”, afirma.

Em fase de testes em camundongos e hamsters, a 2H120 obteve resultados satisfatórios. “A vacinação é por via intranasal e eles apresentaram até 95% de neutralização viral em teste de soro neutralização. Não se identificou nenhuma intercorrência patológica nessas espécies, assim como, nos humanos, provocada pela vacina”, relata ele.

Segundo os estudos realizados, a vacina pode tanto neutralizar o Sars-cov 2 em todas as suas variantes, como também abrandar a infecção pelas variantes Wuhan e Delta.

Agora, falta a aprovação da Anvisa para que a vacina possa ser testada em humanos. Além do escrivão, fazem parte da equipe a capixaba, a Dra. Maria Izabel Guedes, e o carioca, o Dr. Maurício van Tilburg.

Notícias