Em congresso no Rio, Fenapef destaca prevenção à criminalidade, atuação policial articulada e projeto Federais Solidários

14 de agosto de 2019

Palestra do presidente da federação, Luís Antônio Boudens, foi acompanhada por cerca de dois mil participantes do Congresso Amor Exigente 2019

Para um auditório lotado no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, proferiu palestra sobre “A PF e a Prevenção à Criminalidade” durante o 14º Congresso Nacional e 6º Congresso Internacional Amor Exigente. No encontro – promovido pela Federação Amor Exigente e apoiado pela Fenapef – Boudens também destacou, nesta última sexta-feira (9), o projeto Federais Solidários. Além disso, reforçou a importância da atuação articulada entre as polícias para uma maior efetividade na repressão e investigação de crimes; incluindo, a prevenção às drogas.

“Foi uma experiência muito gratificante participar deste importante congresso, que reuniu quase duas mil pessoas envolvidas com os temas da prevenção às drogas e do tratamento de dependentes químicos”, ressalta o presidente da Fenapef. Durante a palestra, Boudens apontou as falhas no atual modelo policial brasileiro, em que cada esfera policial (polícias Militar, Civil e Federal) atua isoladamente nas diferentes fases de persecução criminal.

“No âmbito estadual, temos uma polícia que trabalha na prevenção e outra que atua na investigação, o que dificulta o acompanhamento integral e o combate da atividade criminosa com a efetividade que a sociedade espera”, explicou o presidente da federação. “Daí, a importância do Ciclo Completo de Polícia e da Porta Única de Entrada (nas polícias), para que as atividades de prevenção e investigação criminal sejam desenvolvidas pelo mesmo órgão policial, com atuação completa do início ao fim”, acrescentou.

Na avaliação do presidente da Comissão Científica do Congresso Amor Exigente 2019, Wilson Ferreira, a palestra de Luís Antônio Boudens “superou as expectativas”. “Com muita isenção e clareza, ele detalhou o papel institucional da PF e mostrou o quanto a instituição se empenha nas ações de prevenção às drogas”, analisa Ferreira.

FEDERAIS SOLIDÁRIOS – Durante a palestra, o presidente da Fenapef também homenageou José Antônio Aquino, que presidiu o Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Norte (Sinpef-RN) e liderou o projeto social Federais Solidários. Aquino faleceu no último mês de junho e a homenagem de Boudens emocionou o público presente ao Congresso Amor Exigente.

Criado em 2017 pelo Sinpef-RN, o Federais Solidários tem a missão de abordar assuntos voltados à evolução do conhecimento de crianças e jovens potiguares por meio de palestras gratuitas em escolas do estado. Os temas do projeto são “Os perigos da internet”, “A importância da leitura”, “As drogas e os seus danos” e “Cidadania contra a corrupção”.

Em 2017, cerca de duas mil pessoas foram beneficiadas pelo Federais Solidários. Em 2018, este número saltou para 3,5 mil. Para este ano, a expectativa do Sinpef-RN é chegar a quatro mil beneficiários do projeto. A Fenapef estuda a expansão do projeto a todo o Brasil.

O CONGRESSO – O Congresso Amor Exigente foi realizado entre os dias 8 e 11 de agosto.  Este ano, o encontro discutiu “O Amor Exigente Resgatando os Valores da Família e Construindo Um Mundo Melhor”.

Desde 1984, o Amor Exigente (AE) trabalha como apoio e orientação a familiares de dependentes químicos e pessoas com comportamentos considerados inadequados. Por meio de um programa de auto e mútua ajuda, a AE atua com o lema “tornar as pessoas e o mundo cada vez melhores”.

Fonte: Ascom Fenapef

Notícias