Eles têm histórias para contar: Delemaph

3 de maio de 2022

O terceiro convidado da série ‘Eles têm histórias para contar’ é o APF Fábio Eller, lotado há oito anos na Delemaph: a delegacia da PF especializada em crimes contra o meio ambiente e o patrimônio histórico. Na agitada rotina de policial, ele tirou um tempo para conversar com o SSDPFRJ e relembrou algumas histórias ocorridas durante o trabalho na delegacia.

Em uma operação, Eller e o APF Leonardo Rosemberg tiveram que usar a imaginação para transportar duas araras canindés. Cada ave vale, em média, R$ 3 mil reais. “Já sabíamos que o homem tinha animais silvestres em casa. Ele comprou de traficantes. Estava com documentos e anilhas falsas”, afirma o APF.

Mas o problema foi chegar ao local e não ter onde transportar os pássaros. “Tivemos que improvisar uma caixa de papelão para colocá-los. Só que eles furaram a caixa e ficaram voando na viatura”, conta.

No final, deu tudo certo e os agentes entregaram os animais no Centro de Triagem.

Outra história, essa ocorrida na própria Superintendência da PF no Rio, foi o surgimento de um biguá machucado no teto do local. “As pessoas chamam a Delemaph para fazer resgates de animais. Mas esse trabalho é do Corpo de Bombeiros. Nós investigamos crimes ambientais”, explica.

No entanto, ao chegar à Delemaph o ilustre visitante foi muito bem recebido. Teve seu machucado cuidado, ele estava com um espinho na pata, e recebeu sardinha fresca do APF.

Notícias