Durante Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, policiais federais mostram preparo para o combate às drogas

24 de junho de 2022

Nesta quarta-feira (22/06), aconteceu o lançamento do Plano Nacional de Combate às Drogas e Acolhimento de Usuários, durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. A iniciativa do Ministério da Cidadania e do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostra que o combate às drogas exige atuação de diversos setores e não só da segurança pública.

No evento, o Ministro da Cidadania, o APF Ronaldo Bento, abordou ações de tratamento para dependentes químicos como as comunidades terapêuticas. “Acreditamos no trabalho das 684 comunidades terapêuticas do Brasil. Mais de 200 mil famílias foram atendidas e tiveram ajuda para que os usuários tivessem uma nova vida”, reforçou o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

A Polícia Federal atua no combate e repressão ao tráfico de drogas através da DRE, mas também na prevenção. Sendo assim, o órgão tem muitos policiais capacitados para tratar da temática nas três frentes. Alguns foram pioneiros em desenvolver projetos de prevenção para a sociedade civil. É o caso dos sindicalizados, o APF aposentado Fábio Domingos e o já falecido APF José Antônio Nogueira. Ambos ministraram por anos palestras sobre o assunto para escolas, empresas e organizações como Colégio Pedro II, Escola Naval e Petrobrás, ente outras.

“As drogas são uma questão de saúde, não só de criminalidade. Quanto menos pessoas envolvidas com drogas, menos trabalho para a gente.”, explicou Nogueira em entrevista para o SSDPFRJ.

O APF Jardel Cardoso é outro sindicalizado que desenvolve um projeto de prevenção às drogas, mas trabalhando com esporte. No Aventura Federal, ele ministra aulas de Jiu Jitsu para um grupo de adolescentes de uma escola da rede pública próxima da Superintendência do Rio de Janeiro.

“A prevenção é multifatorial. Passa pela presença da família, da escola, pela inserção no esporte, na cultura e também na religião, seja ela qual for. Muitas pessoas dizem que enxugamos gelo, mas se não o fizermos, ele derreterá e poderá causar um grande dano à sociedade. Considero o Aventura Federal um bom exemplo de prevenção.”

Notícias