Departamento de Psicologia do SSDPFRJ amplia serviço e realiza avaliação psicológica gratuita para registro e porte de arma de associados

22 de novembro de 2021

O Departamento de Psicologia do SSDPFRJ está com um novo serviço para os sindicalizados e que representa uma economia. A avaliação psicológica para registro, porte e renovação do porte de arma de fogo está sendo realizada, de forma gratuita, pelo psicólogo Salvador Juliano, no Núcleo de Atenção à Saúde. Para marcar a sua, basta entrar em contato com o profissional pelo telefone (21) 99943-2891.

A avaliação psicológica é obrigatória desde 2006, para qualquer pessoa que deseje ter registro e/ou posse de arma de fogo. Na Polícia Federal, os policiais aposentados devem realizá-la a cada cinco anos. Os agentes administrativos também devem fazer a sua avaliação caso queiram o registro e/ou porte de arma.

Segundo o psicólogo Salvador Juliano, essa avaliação só pode ser feita por um profissional credenciado na PF e da área, e são utilizados testes validados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). “A avaliação psicológica é composta por testes que avaliam critérios de personalidade, atenção concentrada, difusa e alternada, e memória visual. Além disso, há também uma entrevista estruturada com o candidato. Caso ele faça uma avaliação e seja considerado inapto, tem direito a realizar outra, trinta dias depois”, explica Juliano que coordena o Departamento de Psicologia do SSDPFRJ desde 2017.

Notícias