Coordenador do Departamento de Psicologia do SSDPFRJ ministra curso sobre terapia cognitivo-comportamental

24 de novembro de 2021

O coordenador do Departamento de Psicologia do Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, o psicólogo Salvador Juliano, está ministrando desde novembro na sede administrativa do Sindicato um curso de aprimoramento na abordagem cognitivo-comportamental para alunos de psicologia do IBMR, que auxiliam no atendimento aos sindicalizados do SSDPFRJ. Segundo Juliano, o objetivo do curso é oferecer estratégias e ferramentas para prepará-los para os desafios da prática clínica.

“Para o tipo de público da Polícia Federal, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a abordagem mais indicada. A vantagem é ser objetiva, focada no problema e provocar mudanças rápidas. Ela estabelece um protocolo de tratamento curto de, em média, 25 sessões. É muito eficiente”, explica o psicólogo.

Especialista em TCC, Juliano explica que a abordagem trabalha para mudar as crenças irracionais do paciente que fazem com que ele funcione mal. Para isso, é preciso adesão ao tratamento que consiste em fazer anotações sobre pensamentos e comportamentos disfuncionais.

“Os transtornos acontecem por conta das crenças irracionais que o paciente tem sobre determinada situação disparadora de ansiedade. A meta é enfraquecer essas crenças na medida em que você cria nele outras mais coerentes com a realidade”, afirma.

Para agendar sua consulta no Departamento de Psicologia do SSDPFRJ, ligue no cel.: (21) 9994-32891. O atendimento é gratuito para sindicalizados.

Notícias