Os chás para o inverno – SSDPFRJ
Voltar para Home

Os chás para o inverno

Nutricionista Kristhyane de Lima Alves

O inverno chegou e o que mais agrada ao paladar são as bebidas quentes. O chá, por exemplo, é a bebida mais fácil de preparar e mais consumida na estação.

A indicação é aproveitar os diferentes tipos de chá , sem medo de enfrentar as baixas temperaturas.

Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para cada 250 ml. Abafe por três a cinco minutos e coe.

Alguns tipos bons para consumo:

Erva cidreira: É aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. Ótima para ser tomada depois das refeições por pessoas que têm problemas de digestão.

Camomila: Com ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca.

Hortelã: É antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente as do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. É ótima para melhorar a digestão, combatendo azias.

Alecrim: É um digestivo excelente. Tem ação antiespasmódica e anti-inflamatória boas para cólica renal e menstrual.

Erva doce: Muito usada como forma relaxante. Também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Chá mate: O chá mate tem ação termogênica e antioxidante, ajuda a acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso cuidado apenas com seu poder estimulante já que contém cafeína.

Chá de canela: A canela pode ser uma ótima aliada no controle do diabetes. Ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue e a diminuir a vontade de comer doces.

Chá verde: É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer. O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder aqueles quilos extras. Mas a bebida não é milagrosa e nem ajuda a emagrecer sozinha – sempre é preciso aliar a uma dieta equilibrada e exercícios físicos.

Bons chás para a gente!