Campanha Agosto Azul reforça importância dos cuidados com a saúde do homem

2 de agosto de 2021

Criada para alertar, especificamente, a população masculina, a campanha Agosto Azul reforça a necessidade da adoção de um comportamento capaz de prevenir doenças que atingem os homens e estabelecer um estilo de vida saudável, pois visitar o médico, regularmente, além de boa alimentação e controle do stress são as chaves para ter melhor qualidade de vida, evitando assim atendimentos de emergência.

Para o médico do trabalho do Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, Élcio de Carvalho, a cultura masculina revela a aversão dos homens a consultórios médicos. “É da cultura masculina ter que ser forte, então, homens não costumam ir ao médico para prevenção”, explica o médico do trabalho, Élcio de Carvalho.

Pensando em oferecer serviços em saúde para os sindicalizados, o SSDPFRJ tem, desde 2017, o Núcleo de Atenção à Saúde. Coordenado pela diretora de patrimônio, a APF Janaína Magalhães, conta com Departamentos de Odontologia, Psicologia, Nutrição e Medicina Ocupacional e Psiquiatria com atendimento gratuito.

A falta de cuidados com a saúde aliada a um estilo de vida desregrado deixa os homens mais suscetíveis a várias doenças. As mais comuns são as cardiovasculares, a obesidade, o câncer de próstata, entre outras. Os casos de câncer são mais observados a partir dos 40 anos, concentrando-se em pessoas entre 50 e 59 anos. A obesidade, segundo registros, cresce a cada ano no Brasil e gera inúmeras complicações, e pode levar o indivíduo a óbito.

Cuidados reduzem riscos:

A prática de atividade física ou esportes é algo fundamental para o homem. Exercícios regulares vão ajudar no condicionamento físico, na melhora da capacidade cardiorrespiratória, mas o importante é adotar uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, como diz a nutricionista do Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, Viviane Machado. “Uma alimentação adequada deve ser rica em nutrientes que serão importantes para manter uma alimentação saudável, baseada em frutas, legumes, carnes magras, cereais, com a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, essenciais para o bom funcionamento do organismo”.

Complementando esses cuidados, o recomendado é visitar o médico regularmente e realizar exames com frequência como a melhor forma de evitar atendimentos de emergência, e possibilitar o tratamento de doenças ainda em estágio inicial. Desde 2015 o SSDPFRJ vem ampliando os serviços de saúde oferecidos aos associados por meio do Núcleo de Atenção à Saúde, com Odontologia nutricionista, médico do trabalho, psiquiatria, psicologia e, em breve, com novos serviços. O ideal é estar em dia com a saúde para evitar transtornos, internações e cirurgias de urgência.

Notícias