Traficante do Cartel de Medellín procurado pela Interpol é preso em Duque de Caxias, no RJ

3 de maio de 2021

Colombiano de 36 anos foi condenado em 2019 e estava foragido. Ele foi localizado e preso pela PF na casa onde vivia e deverá ser extraditado para os EUA.

Um traficante do emblemático Cartel de Medellín procurado pela Interpol foi preso na manhã deste domingo (2) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O criminoso colombiano Efe Sullivan Loaiza Durango, de 36 anos, foi localizado por policiais federais na casa em que estava vivendo em Jardim Primavera, Saracuruna. Há uma milícia que atua no bairro.

De acordo com a Polícia Federal (PF), ele foi condenado em 2019 pelo crime de tráfico de drogas e associação criminosa para o tráfico. Durango é apontado como responsável por enviar drogas da cidade de Medellín, na Colômbia, para a Flórida, nos EUA, entre os anos de 2015 a 2016.

As autoridades norte-americanas informam que, mesmo foragido, ele coordenava a logística da compra, venda e transporte de cocaína, morfina, heroína e metanfetamina destinado ao tráfico internacional e recebia grandes volumes financeiros proveniente de todo o processo logístico.

G1 apurou que o colombiano chamou a atenção da Polícia Federal ao tentar regularizar a sua permanência no Brasil. Uma consulta foi feita pela PF às autoridades colombianas sobre Sullivan Durango e, neste momento, autoridades americanas informaram que o colombiano era procurado pela Justiça dos Estados Unidos.

Extradição para os EUA

Ele foi localizado e preso por agentes da PF lotados no Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol/RJ), em uma operação que envolveu, também a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PF) e do Centro de Cooperação Policial Internacional do RJ.

Segundo a PF, o mandado de Prisão Preventiva para fins de Extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, “foi devidamente cumprido e, após as formalidades de praxe, o extraditando será encaminhado ao sistema prisional carioca até a extradição definitiva para os Estados Unidos”.

Fonte: G1

Notícias