Após 1 ano de mandato da Diretoria “Novo Tempo” já é possível notar o novo modelo de gestão sindical

24 de agosto de 2016

       A Diretoria que completou um ano de gestão neste dia 24 de agosto e assumiu com um projeto intitulado  “Novo Tempo” foi escolhida nas urnas, no dia 22 de julho de 2015, por 286 votos a favor dos 477 servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro. Na data da eleição os termômetros marcavam uma temperatura fria, mas a chapa “ Novo Tempo”, eleita para representar a categoria nos próximos três anos, teria uma gestão bem quente para enfrentar.

     Os servidores convivem com problemas que vão desde assédio moral, necessidade de apoio psicológico até questões políticas complexas, como: a necessidade de se regulamentar a carreira única para os servidores do Departamento de Polícia Federal e restruturação salarial. Era necessária uma renovação na estrutura sindical do SSDPFRJ que, hoje, conta com a seguinte diretoria:Presidente: Luiz Carlos Cavalcante, Vice-presidente: Robson Paschoal Alves André, Secretário Geral: Gladiston Alves da Silva, Diretor Jurídico: Bruno Bezerra Luz, Diretor Financeiro: Fábio Renê Teles de Jesus, Diretor de Patrimônio: Janaína Amélia Ferreira Magalhães da Silva, Diretor de Comunicação: Alexandre Guerra Ferreira da Silva. SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA: 1º Suplente: Ednir dos Santos do Nascimento, 2º Suplente: Rafael Paiva Panno, 3º Suplente: Alysson Jucá Natário de Azevedo, 4º Suplente: Roberto Alves Bordallo, 5º Suplente: Chrystian Igreja do Amaral, 6º Suplente: Celina Ferreira de Araujo, 7º Suplente: Paulo Jorge Corrêa dos Santos. CONSELHO FISCAL:   Ana Dulce Mendes Ferreira, Bruno Alexandre Araujo Carneiro, José Carlos Thomaz da Silva e José Maurício Piedade.

          Neste primeiro ano a diretoria mostrou um alto índice de aceitação da sua gestão que visa ter, a até o final do seu mandado, uma participação cada vez maior da categoria, após as mudanças que estão sendo feitas no Estatuto do SSDPFRJ que ao completar 26 anos, este mês, não corresponde mais aos avanços da modernidade e nem as necessidades da categoria, que se apropriou das mudanças tecnológicas e de um mundo globalizado. As mudanças do Estatuto visam, dentre outras, adequar à realidade dos Servidores ao voto online, pois o uso da tecnologia aumentará a participação direta dos associados  em AGEs e dos servidores das Delegacias Descentralizadas.

         Desde sua posse até o fechamento desta matéria  a Diretoria “Novo Tempo” realizou 11 AGES e uma AGO, no prazo de um ano. No total, segundo dados de controle de participação de AGEs do Sindicato,  já obtivemos no Auditório Sebastião Antônio de Miranda a participação de mais de 600 filiados em AGEs. “Os números mostram que a nossa gestão foi legitimada não só nas urnas, mas durante a nossa gestão, que completou um ano, pois contamos com a participação democrática dos servidores. Estamos na diretoria mas quem manda no Sindicato é a categoria e, por isso, a decisão de tudo que acontece sempre está pautada na política e no sistema democrático com base nos votos da base sindical.”, explica Presidente Luiz Carlos Cavalcante.

         Os associados puderam deliberar, neste um ano, inúmeras pautas de importância para a categoria, como: revisões orçamentárias, assistência psicológica, revisão orçamentária para inclusão de novas metas, assessoria parlamentar, previsão do orçamento, inconstitucionalidade de artigo do Estatuto que cobrava pagamentos atrasados para refiliação, assim como a filiação da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), que teve sua aprovação feita por, unanimidade.

         O SSDPFRJ realizou inúmeras ações sindicais, mas podemos destacar a contratação de renomados escritórios de advocacia, como: escritório Tonini Advogados Associados, que tem a frente o experiente criminalista e Professor Universitário Dr. Renato Tonini. Escritório Santa Cruz Scaletsky, comandado pelo atual Presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, e para finalizar foi mantido o escritório Leonardo de Carvalho que presta serviços desde 2011, de forma ininterrupta, ao SSDPFRJ. Em parceria com os escritórios o SSDPFRJ conseguiu implementar o Platão jurídico 24hs,  “Oferecer um serviço jurídico de qualidade é obrigação do Sindicato e, por isso, procuramos buscar no mercado, conforme nosso compromisso de campanha, os melhores profissionais que a nossa realidade financeira nos permite. Com objetivo final de prestar um serviço de excelência aos nossos sindicalizados”, explica o Diretor Jurídico, Bruno Luz.

         Outra vitória importante foi a entrada do Sindicato no Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (CONSPERJ), Órgão de Estado composto por representantes da Sociedade Civil, dos Movimentos e Redes e Associações, Entidades de Trabalhadores da Área de Segurança Pública, assim como  a visita as Delegacias Descentralizadas, tendo à frente o presidente Luiz Carlos Cavalcante e o Diretor de Comunicação Alexandre Guerra, onde ambos contaram com o apoio da empresa REC Publicidade e Comunicação na produção da campanha de novas filiações e na estrutura de votação e comunicação com as descentralizadas. Para realizar tal feito o SSDPFRJ percorreu, no total, cerca de 560 km do Rio de Janeiro a cidade de Campos passando por Macaé, para fechar o calendário de Assembleias locais.

      O caminho no equilíbrio das contas do SSDPFRJ também foi árduo, mas se compararmos o SSDPFRJ a um país, em hipótese, em um 1 ano o Sindicato teve um crescimento de 1,6% tendo como base o superávit da receita, nos últimos dez meses, que está atrelado ao aumento de 27 novos associados e com a redução de despesas do Sindicato. O motivo desse crescimento vem do modelo de gestão da nossa Diretoria, representada pelo Diretor Financeiro Fábio Teles, que  reduziu os valores de contratos com as empresas terceirizadas. “Tomamos medidas econômicas de redução de custos, investimentos em setores imprescindíveis para o sindicato, controle das contas, transparência e eficiência atrelada a uma boa administração dos recursos e visibilidade na gestão”, explica o Diretor Financeiro Fábio Teles.

     Tantas mudanças e dedicação mostram uma diretoria atuando também nas necessidades dos servidores que estão em locais mais distantes e com demandas peculiares, como sabemos ser o caso da Delegacia Descentralizada. Em um ano o SSDPFRJ teve mudanças em todos os seus departamentos, uma verdadeira modificação estrutural, econômica e política que foram feitas para servir de base para alcançar os anseios da categoria, que clama por uma restauração necessária com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho policial.

        Quando se trata de reestruturação produtiva na Carreira da Polícia Federal é importante ressaltar que a carreira única e o ciclo completo, são pautas que estão sendo diariamente colocadas pelo SSDPFRJ em discussão para a sociedade, mesmo diante das dificuldades encontradas,  pois o Estado de anomia em que  vive o Brasil reforça a busca por  lutas e disputas, de modo que  o SSDPFRJ trabalha com ardor, união, participação sindical, estratégia e sabedoria, para no dia a dia  construir  um  caminho  que nos leve ao  ” Novo Tempo”.

Notícias