Ansiedade e transtorno de humor são os distúrbios que mais levam policiais ao consultório psicológico

14 de julho de 2022

Saúde mental é um tema caro à segurança pública e deve ser abordado com respeito e seriedade. O SSDPFRJ investe nesse cuidado desde a primeira gestão do atual presidente Luiz Carlos Cavalcante (2015-2018) quando foi inaugurado o Departamento de Psicologia. Para complementar, desde 2020 há também o Departamento de Psiquiatria e Medicina Ocupacional contratado pelo ex-presidente (2018-2021), atual diretor de patrimônio Gladiston Silva.

Em conversa com o SSDPFRJ, o psicólogo Salvador Juliano que coordena o Departamento de Psicologia do Sindicato admitiu que, apesar de aposentado, está com mais trabalho do que nunca. “São policiais da ativa ou aposentados que sempre tiveram problemas, mas que agora estão me procurando mais. Acredito que o grande trabalho de divulgação que fizemos junto com o Sindicato sobre saúde mental ajudou”, diz.

Além de realizar avaliação psicológica para renovação do registro e porte de arma de fogo, Salvador atua na clínica psicoterápica de modo on-line ou presencial. Lá, os transtornos de humor e ansiedade prevalecem. “A atividade policial é estressante e, por isso mesmo, gera muita ansiedade. O transtorno de estresse pós-traumático, por exemplo, é um transtorno de ansiedade (TEPT) que pode acometer policiais depois de um evento muito desagradável. Os policiais, nessa condição, podem ter pesadelos recorrentes e desenvolver fobias mesmo tendo se passado meses ou anos do episódio traumático. Depende de cada indivíduo”, esclarece.

O Departamento de Psicologia funciona gratuitamente para sindicalizados no Núcleo de Atenção à Saúde do SSDPFRJ, na Rua do Acre, 47, Praça Mauá. Para agendar sua consulta, ligue no cel.: (21) 9994-32891.

Notícias