Inscrições abertas para o 2º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

6 de agosto de 2018

O Prêmio Policiais Federais de Jornalismo está com as inscrições abertas para a sua 2ª edição. Cada jornalista poderá inscrever no máximo três trabalhos, individuais ou realizados em parceria, até o dia 31 de agosto de 2018, data-limite para o envio das matérias por meio do site premiopoliciaisfederais.com.br. As reportagens precisam ter sido publicadas entre 20 de outubro de 2017 e 31 de julho de 2018.

A iniciativa do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol/DF), em parceria com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), vai premiar as melhores reportagens sobre segurança pública, publicadas em veículos de comunicação brasileiros. Além de reconhecer o papel da imprensa na agenda de desenvolvimento do País, a segunda edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo vai distribuir R$ 20 mil para trabalhos jornalísticos veiculados em TV, jornais, revistas, rádios, sites e blogs.

Descrição do Prêmio

O Prêmio foi criado com o objetivo de estimular a imprensa a produzir matérias sobre segurança pública, em especial aquelas que abordem o tema de forma aprofundada. A intenção é contribuir para um melhor entendimento pela sociedade em geral e para desenvolvimento e melhorias significativas na segurança brasileira.

Serão premiados trabalhos nas seguintes categorias:

  • Webjornalismo

Reportagens publicadas na internet, portais de notícias, blogs ou redes sociais.

  • TV:

Reportagens publicadas em programas de televisão, em canais abertos ou fechados.

  • Impresso:

Reportagens publicadas em veículos de comunicação impressos, jornais ou revistas.

  • Rádio:

Reportagens publicadas em programas de rádio ou podcast.

  • Fotojornalismo:

Produção ou série fotográfica publicada na internet ou veículos impressos.

  • Categoria Geral:

Será escolhido o vencedor geral do 2º Prêmio Policiais Federais dentre todas as categorias.

As inscrições vão do dia 1º a 31 de agosto. O material inscrito passará primeiro pela avaliação de banca técnica e depois os materiais escolhidos serão submetidos à votação online entre os policiais federais, do dia 22 de outubro a 10 de novembro. Os finalistas serão divulgados no dia 19 de outubro.

A premiação será realizada durante o coquetel em comemoração ao Dia do Policial Federal, em 22 de novembro, a partir das 20h, no salão de festas Porto Vitória, no Setor de Clubes Esportivo Sul, trecho 02, lote 19 – Brasília (DF).

Confira o edital e faça sua inscrição pelo endereço www.premiopoliciaisfederais.com.br. Para mais informações, envie um e-mail para contato@premiopoliciaisfederais.com.br ou ligue para (61) 3223-4903 ramal 5.

1ª edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

Mais de 170 trabalhos foram inscritos na 1ª edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Veiculados em 19 estados, os finalistas compareceram à cerimônia de entrega no dia 22 de novembro de 2017, em Brasília.

Compuseram a banca avaliadora os policiais federais e jornalistas Alessandre Reis e Lincoln Frutuoso; o servidor administrativo e jornalista da Polícia Federal Fagner Fagundes; o jornalista Giuliano Cartaxo da TV Record Brasília e Wanderlei Pozzembom do SJPDF. Já os grandes vencedores foram selecionados por meio de votação feita entre os policiais federais.

O grande vencedor da noite foi o jornalista Daniel Paulino Mota, da TV Record, com a reportagem “A Fronteira do Medo”. Entre os outros ganhadores estavam Marcelle Altoé, da TV Tribuna/SBT-ES; Lizandra Rodrigues, da CBN Rio; Rodrigo Gavini Coutinho, do jornal A Tribuna/ES; Otto Valle, do portal Metrópoles; e Karla Mendes, do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Fenapef

 

Notícias