.

11 de julho de 2022

A série ‘Eles têm histórias para contar’, série em que o SSDPFRJ relata as memórias mais marcantes dos sindicalizados policiais, entrevista pela primeira vez um aposentado: o APF Samuel Freitas Costa Filho. O sergipano foi lotado por alguns anos na sua cidade natal, mas queria mesmo conhecer o Rio de Janeiro e foi aqui que ele morou e trabalhou pela PF até se aposentar aos 53 anos.

Do seu baú de lembranças, o APF recorda-se com carinho das histórias vividas ao lado do seu parceiro, o também APF Marcos Aurélio Bandança, entregando intimações pelo Rio da década de 80. “Eu tinha 20 anos na época e meu apelido era Guia Rex porque eu conhecia todas as ruas do Rio. A gente chegou a entregar 50 intimações em um dia e gastou um tanque cheio de combustível”, detalha.

Nessas viagens com carro descaracterizado pelos morros do Rio, uma marcou o APF. Foi no Morro da Providência. “Estávamos subindo de carro e quando chegamos lá em cima, fomos recebidos por um grupo de homens armados. Era um carro novo que ninguém da localidade conhecia. Tivemos que voltar de ré”, relata.

Outra história que ele destaca foi a entrega de uma intimação a uma mulher nordestina no Morro da Caixa d’Água, entre Quintino e Piedade. “A intimação era para o filho dela. Era um bandido perigoso. Só que ele já tinha falecido e ela nos falou para entregar no cemitério. A mulher era muito engraçada”, afirma.

Notícias